Equilíbrio Alimentar

As vezes é difícil fugir de tantas opções nada saudáveis e super tentadoras que nos cercam todos os dias no supermercado. A Pirâmide alimentar deveria ser mais utilizada, comentada e ensinada às pessoas, ela nos explica quanto de cada coisa devemos comer.

O importante é aliar a qualidade com a quantidade. Pouco de coisas menos nutritivas e muito de coisas saudáveis. Gordura chama gordura… Devemos fugir porque quando comemos alimentos gordurosos, queremos comê-los sempre. Mais importante do que a quantidade de calorias, devemos ter em mente que uma alimentação equilibrada sempre vais nos trazer benefícios.

O que é uma alimentação equilibrada?

Carboidratos! Sim, eles são necessários, em maior ou menor quantidade, dependendo de cada pessoa. Uma dieta LOW carb é diferente de uma dieta NO carb. Pão integral, macarrão integral, arroz integral, batata doce, aipim, estão na base da pirâmide alimentar, é preciso olhar para esse grupo alimentar com muito amor e carinho. Nesse caso, é importante consumir carboidratos complexos, (Cereais integrais, frutas e verduras…)

Gorduras. Popularmente conhecidas como gorduras boas, elas também estão presentes na base da pirâmide alimentar. É preciso saber qual o tipo, qual a quantidade, qual a forma de preparo, mas é preciso consumí-la.

E as Proteínas: Que podem vir de carnes, ovos ou dos vegetais, sim, eles são riquíssimos emproteínas (Cogumelos, aveia, quinoa…)

Manga engorda? Não! Acho engraçado, pois ninguém pergunta se salame engorda. Deve ser por que ja sabem que sim?!.. Deixamos de comer manga por possuir algumas calorias a mais que outras frutas, e não abrimos mão do churrasco, do salama salame, massas cheias de molho de queijo, alimentos fritos e refrigerante, doces e sobremesas…

.. Nunca podemos comer pizza e refrigerante? Podemos. (Refrigerante, não, nunca!).

Todo final de semana? Não. Todo final de semana, significa um terço do ano… Pense nisso. Comer batata frita, ou x-salada todo final de semana é muito, e isso vai ficar evidente dentro de alguns meses… Comer frutas e verduras todos os dias.. é o que deveríamos fazer normalmente, e não ser uma atitude apenas de quem “está de dieta” e os benefícios dessa atitude também vão aparecer dentro de alguns meses!

Alimentação equilibrada é isso, equilibrar as quantidades dos nutrientes. Olhar para as preparações e saber que em um prato de macarrão, batata e nhoque, tem carboidrato simples em excesso e quase nada de vitaminas e minerais. E que então o problema não é o macarrão em si, e sim você, que está ultrapassando as quantidades e gerando um desequilíbrio entre os grupos alimentares, bem ali no seu prato.

É comer sobremesa de vez enquanto, chocolate de vez enquanto, sem ter a sensação de dependência desses alimentos!

É saber se controlar, distinguir a fome da vontade de comer e se possível, praticar atividade física que vai aumentar a produção de hormônios do bem e facilitar muito o processo de reeducação alimentar e a redução de peso, se for o caso.

É aprender a comer, e saber dizer sim e não na medida certa (assim como tudo na vida).

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