Como sinalizar para nosso genoma que queremos uma vida mais saudável?

 

“Mais tarde eu faço isso”

“Dá muito trabalho”

“Estou bem assim mesmo”

“Será que isso vai fazer alguma diferença?”

 

As vezes a recusa nem precisa de desculpas, um tipo de amnésia conveniente aparece quando ficamos tentados diante de um pedaço de bolo, mesmo sem ter fome, ou de um programa de TV que nos faz esquecer de dar uma caminhada depois do jantar.

Aqui, temos um teste com duas partes – a primeira parte trata do que faz bem para o genoma; a segunda, do que deve ser evitado. Queremos que você seja o mais sincero possível. As respostas vão servir de preparação para as escolhas de estilo de vida que você precisará ter, caso queira mudar essa perspectiva.

 

Começamos com hábitos de vida que enviam mensagens positivas ao genoma.

Quiz 1 - A vida que seus genes desejam. Marque cada item que for quase sempre (90% das vezes) verdadeiro pra você – cada item vale 1 ponto.

Quiz 2 - A vida que os genes não desejam. Marque cada item que seja bastante frequente (50% das vezes) pra você – cada item vale 1 ponto.

Fonte: Unlock the Astonishing Power of DNA: for optimum heath and well-being. Supergenes: ative o extraordinário poder do seu DNA para mais saúde e bem estar. Deepak Chopra, Rudolph E. Tanzi. São Paulo: Alaúde, 2016.