Suplementação

Muitas pessoas me perguntam se a suplementação é realmente necessária.

Essa pergunta ocorre muito pelo fato de que, algumas pessoas ainda correlacionam o ato de ingerir uma cápsula, à estar fazendo uso de medicamento. E também por conta do preço desses produtos, que geralmente não são baratos.

Suplemento é diferente de medicamento.

Suplementos são substâncias que já existem ou são produzidas pelo nosso organismo, mas podem estar em quantidades menores do que seria considerado ideal para o bom funcionamento do nosso sistema e precisam ser recolocadas – suplementadas.

Medicamento são geralmente, substâncias estranhas ao organismo que vão gerar uma ação específica para o tratamento de uma determinada patologia.

Nada substitui uma alimentação adequada!

No entanto, muitas (muitas) vezes a suplementação é necessária. Nosso corpo hoje em dia, lida com muitos poluentes e anti-nutrientes (muito mais que há alguns anos). Precisamos metabolizar, excesso de gorduras trans, excesso de cafeína, excesso de agrotóxicos, excesso de antibióticos, excesso de corantes excesso de anticoncepcionais orais e paracetamol… E queremos comer bem pouquinho, “pra não engordar” . 

 Assim o consumo de nutrientes (que seriam responsáveis pela limpeza do excesso dessas coisas todas) é menor do que o necessário pra metabolizar as ‘porcariazinhas’ ingeridas.

O que sobra? um fígado sobrecarregado.

Como podemos ajudar? Alimentação adequada, prática de exercícios físicos de forma regular e controle do estresse –  tripé da saúde. Coisas que nós sabemos, mas mais que isso, suplementação. E isso não significa que você precise tomar todas as vitaminas, de A a Zinco.

É necessário uma avaliação de sinais e sintomas e uma prescrição adequada de acordo com as necessidades individuais, até por que, minha vó sempre falava: tudo que é demais faz mal. A carência de muitas vitaminas do complexo B, vitamina D, iodo, etc, pode sim estar dificultando sua perda de peso, além de estar causando uma série de outros sintomas.
Sintomas que você convive a vida toda e acha que é normal, que é assim mesmo, que sempre foi assim…

Vou te dizer uma coisa: Não é!!

Sem comentários

Postar um comentário